Agência France-Presse
postado em 09/07/2009 14:27
MOSCOU - A estação ferroviária Leningrado, em Moscou, foi rebatizada como Estação Nicolau, em referência a Nicolau I (1796-1855), um dos czares mais autocráticos da Rússia, o que provocou a ira dos comunistas e denúncias de "provocação ideológica".
O presidente da companhia ferroviária, Vladimir Iakunin, ligado ao primeiro-ministro Vladimir Putin, anunciou ter tomado a decisão de dar à mais antiga estação de Moscou um nome de antes da Revolução de Outubro. "Esta decisão faz parte da política da companhia: 'o historismo' e a continuidade", explicou.
A estação, construída em 1849, primeiro se chamava São Petersburgo antes de ser rebatizada como Estaçao Nicolau em 1855 em homenagem ao czar Nicolau I, que ordenou a construção da primeira linha ferroviária entre a capital russa da época e Moscou.
Seu destino parece marcado por uma eterna mudança de nome. Depois da Revolução, virou Estação de Outubro em 1923 por decreto do comissário do povo e fundador da polícia secreta do regime soviético, Felix Dzerjinski.
Depois foi rebatizada Estação Leningrado, em 1924, pois os bolcheviques decidiram dar à cidade de São Petersburgo, muito associada à história imperial, o nome do pai fundador da URSS, Vladimir Lênin.
O PC russo não gostou da nova mudança 75 anos depois e se mostrou decidido a obter sua anulação, alegando tratar-se de uma provocação ideológica.
Desde o desaparecimento da URSS, muitas cidades, ruas e outros lugares públicos foram rebatizados, recuperando seu antigo nome de antes da Revolução, assim como as estátuas de Lênin foram retiradas.