Agência France-Presse
postado em 10/07/2009 10:50
L'AQUILA - O presidente Barack Obama afirmou nesta sexta-feira (10/7) que a reunião de cúpula do G-8 em L'Aquila, Itália, foi altamente produtiva, falando em coletiva de imprensa ao fim do encontro. Segundo Obama, a cúpula dos oito países industrializados passou três dias discutindo os grandes desafios do planeta.
Nesse sentido, declarou que os líderes do G-8 estão seriamente preocupados com os espantosos acontecimentos registrados no Irã depois da reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad e pelo programa nuclear iraniano.
"Continuamos seriamente preocupados com os espantosos acontecimentos que se produziram em torno da eleição presidencial, e profundamente perturbados pelos riscos de proliferação nuclear que o programa nuclear iraniano representa para o mundo", declarou.
"Oferecemos um caminho para que o Irã assuma sua justa posição no mundo. Mas esse direito implica responsabilidades, e esperamos que o Irã opte por cumpri-las", disse ainda, acrescentando que a situação do Irã será avaliada na reunião do G-20 de setembro, nos Estados Unidos.
Os líderes do G-8 também concordaram que a recuperação total da economia ainda está longe e que, por isso, não podem abandonar as medidas de estímulo ao crescimento.
"Nossos mercados melhoram, parece que evitamos o colapso mundial, mas reconhecemos que ainda há muita gente se debatendo pelos efeitos da crise", declarou Obama.
"Por isso concordamos que a recuperação total ainda está longe, que é prematuro relaxar em nossos planos de estímulo e que devemos continuar nos esforçando para que esses planos formem a base de uma recuperação forte e duradoura", concluiu.