Mundo

Rússia ameaça deslocar mísseis se não fechar acordo com EUA sobre escudo

Agência France-Presse
postado em 10/07/2009 12:35
L;AQUILA - A Rússia vai deslocar mísseis Iskander para Kaliningrado se não chegar a um acordo com os Estados Unidos sobre a instalação do escudo antimísseis americano na Europa, afirmou o presidente russo Dmitri Medvedev na reunião de cúpula do G-8 em L;Aquila.

"Se não chegarmos a um acordo nesta questão, vocês conhecem as consequências. O que disse em meu discurso à nação continua sendo atual", afirmou Medvedev durante uma entrevista coletiva ao fim da reunião celebrada desde quarta-feira nesta cidade do centro da Itália.

A Rússia, que considera a instalação do escudo antimísseis americano na Europa uma ameaça para sua segurança, advertiu que mobilizaria mísseis em Kaliningrado, um enclave russo cercado de países da União Europeia (UE).

Medvedev já havia afirmado em novembro de 2008 que "para neutralizar, no caso de necessidade, o sistema de defesa antimísseis, mobilizaremos na região de Kaliningrado o complexo de mísseis Iskander".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação