Agência France-Presse
postado em 11/07/2009 16:15
DRESDEN - Milhares de habitantes de Dresde (leste da Alemanha), de todos as origens, se concentraram neste sábado (11/7) em memória de Marwa el Sherbini, egípcia residente na Alemanha e assassinada durante ato de origem xenófoba que provocou grande comoção entre a comunidade muçulmana.
Diante da prefeitura, a multidão silenciosa se reuniu exibindo retratos de Marwa com inscrições como "morta como mártir do véu, morta por causa de sua religião". Todos os manifestantes deixaram uma rosa branca junto a um livro de condolências.
Vários dirigentes egípcios e alemães, entre eles o prefeito da cidade, Lutz Vogel, participaram da concentração realizada duas semanas depois do crime.
Em 1º de julho, um alemão de origem russa, de 28 anos, matou a jovem mãe de 31 anos, grávida de três meses, com 18 facadas em um tribunal de Dresde. Marwa el Sherbini, que usava o véu muçulmano, tinha ido ao tribunal para testemunhar depois de um desentendimento com o homem, que a chamou de islamita, terrorista e vagabunda.