Agência France-Presse
postado em 11/07/2009 19:22
BUENOS AIRES - A cifra de mortos pela gripe suína subiu para 94 na Argentina, informou neste sábado (11/7) o ministério da Saúde em um comunicado de imprensa. "As análises confirmaram 2.928 casos. 2.351 foram descartados e 94 pessoas morreram", informou o ministério em comunicado.
Dez pessoas morreram na capital, 50 na província de Buenos Aires e uma na de Santa Fé (centro-leste) e as demais vítimas se dividem por outros seis distritos. O dado referente à cidade de Buenos Aires difere do proporcionado pelo secretário da Saúde, Jorge Lemus, que falou de 13 e não dez mortos de seu setor.
O ministro da Saúde, Juan Manzur, declarou na semana passada que as projeções falam de 100 mil pessoas infectadas na Argentina com o vírus A (H1N1) desde que se declarou a pandemia no país em maio passado.
Manzur enfatizou que o vírus mostrou um retrocesso na capital, periferia e distritos mais povoados, apesar de ainda registrar mais contágios no interior do país. Nos últimos dois dias, o governo argentino decretou um feriado sanitário para a administração pública nacional, que atinge em parte o setor privado, numa tentativa de frear o avanço da gripe suína. A Argentina está em terceiro lugar em número de falecidos por país, atrás dos Estados Unidos (170) e do México (121).