postado em 12/07/2009 10:03
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, convidou neste domingo o presidente palestino, Mahmud Abbas, para uma reunião com o objetivo de alcançar uma paz política e econômica".
"Ao dirigente da Autoridade Palestina digo: nos encontremos para chegar a uma paz política e econômica", declarou Netanyahu na abertura do conselho de ministros semanal, excepcionalmente reunido em Beersheba, sul de Israel.
A decisão de organizar o conselho de ministros nesta cidade próxima da Faixa de Gaza foi tomada para expressar a vontade do governo israelense de desenvolver a região desértica do Neguev.
"Não existe nenhuma razão para que não nos encontremos com o presidente da Autoridade (Palestina) e proponho que aconteça em Beersheba para que a paz avance pelo bem dos dois povos", completou Netanyahu.
Desde sua posse em abril, Netanhayu ainda não se encontrou com Abbas. Seu antecessor, Ehud Olmert, se reunia com frequência com o presidente palestino.
Netanyahu e Abbas já tiveram pelo menos uma conversa telefônica.
Abbas condicionou um encontro com Netanyahu ao fim da colonização israelense e à aceitação da criação de um Estado palestino.