Agência France-Presse
postado em 13/07/2009 08:54
JERUSALÉM - Israel rejeitou nesta segunda-feira (13/7) qualquer acordo de paz com os palestinos que seja imposto pela comunidade internacional, declarou à rádio pública o ministro das Relações Exteriores israelense, o ultradireitista Avigdor Lieberman.
"Um acordo de paz não pode vir a não ser por negociações diretas e não pode ser imposto", respondeu o chanceler a uma declaração do chefe da diplomacia europeia, Javier Solana, sábado em Londres, de que a ONU deveria impor um acordo de reconhecimento do Estado palestino, caso o processo de paz continue bloqueado.
Em um comunicado, o ministério das Relações Exteriores israelense afirmou que qualquer menção de uma data limite artificial minava as possibilidades de um acordo bilateral.
Além disso, Lieberman relativizou a importância da declaração de Solana, por considerar que nem Estados Unidos, nem Europa aceitarão a imposição de uma solução. "Não se deve dar muita importância às declarações de um diplomata no fim de seu mandato", desdenhou o chanceler israelense.