Agência France-Presse
postado em 13/07/2009 10:07
TEERÃ - O candidato conservador derrotado nas últimas eleições presidenciais iranianas, Mohsen Rezai, advertiu nesta segunda-feira (13/7) que as divisões políticas e sociais surgidas após a polêmica votação de 12 de junho ameaçam provocar o "colapso" da República Islâmica.
Em uma mensagem publicada em seu site, o ex-comandante da Guarda Revolucionária afirma que existe um "complô para provocar o colapso interno e enfraquecer o Irã". "A continuidade desta situação está nos levando para um colapso", destaca.
O candidato conservador, terceiro na eleição presidencial, chegou a recorrer contra a reeleição do presidente Mahmud Ahmadinejad, mas retirou as demandas.
Os outros dois candidatos derrotados, o conservador moderado Mir Hossein Moussavi e o reformista Mehdi Karubi, mantêm os pedidos de anulação das eleições, com denúncias de fraude.
"O que mais precisamos é de uma unidade baseada na justiça, na liberdade, na democracia, no Islã e na revolução", completa a mensagem de Rezai, que apela aos demais candidatos a "sentar a mesma mesa para defender os interesses nacionais".
Milhares de iranianos protestaram nas ruas contra a reeleição do ultraconservador Ahmadinejad e os confrontos deixaram pelo menos 20 mortos. A vitória de Ahmadinejad foi confirmada pelas autoridades em 29 de junho.