Agência France-Presse
postado em 14/07/2009 14:17
ROMA - A Itália calcula que sejam registrados entre três e quatro milhões de novos casos de gripe suína até março de 2010 no país, indicou o ministro da Saúde italiano Ferruccio Fazio nesta terça-feira. Segundo Fazio, até o fim de 2009 8,6 milhões de italianos devem ser vacinados contra o vírus A (H1N1), e funcionários dos serviços de saúde terão prioridade.
Pessoas com mais de 65 anos com histórico de doenças crônicas ou que apresentem fragilidades também serão incluídas na primeira leva de vacinação, assim como bombeiros e policiais. Uma segunda leva, programada para fevereiro de 2010, vacinará pessoas entre dois e 20 anos de idade.
Fazio divulga estas informações um dia depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) alertar sobre a necessidade de todos os países terem vacinas contra o vírus da gripe suína, já que uma pandemia se tornou inevitável.
Na segunda-feira, a Itália confirmou 38 novos casos da doença, somando 224 pessoas infectadas desde o registro do primeiro caso no país, em abril. Os italianos, no entanto, ainda não tiveram nenhuma morte relacionada ao vírus A (H1N1).