Mundo

RSF condena prisão e expulsão de jornalistas venezuelanos em Honduras

Agência France-Presse
postado em 15/07/2009 13:24
PARIS - A organização de defesa da liberdade de imprensa Repórteres Sem Fronteiras (RSF) condenou nesta quarta-feira (15/7) a censura da imprensa e a prisão e expulsão de onze jornalistas venezuelanos das redes de televisão VTV e Telesur pelo governo golpista de Honduras.

"A detenção e expulsão destes jornalistas representa mais uma etapa na lógica do ;black out; seletivo da informação, colocada em prática a partir do golpe de Estado", denunciou a RSF.

A organização lembra que, embora o toque de recolher tenha sido suspenso no dia 13, ele continua sendo aplicado para a imprensa, que o governo golpista considera hostil.

"Este episódio significa também um mau gesto dirigido à imprensa estrangeira, fortemente controlada desde o golpe de 28 de junho de 2009. As chancelarias devem lembrar isto ao governo de fato", sugeriu a RSF.

Os jornalistas Adriana Sivori, María José Díaz, Larri Sánchez Eduardo Silvera, Pedro Quezada, Franklin Maldonado, Madelein García, Alexander Salazar, Hedor Lanten, Clayban Saint e Fredy Quintero, da Telesur e da VTV, foram detidos pela polícia na noite de 12 de julho, quando voltavam para seu hotel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação