Agência France-Presse
postado em 16/07/2009 08:17
TEERÃ - As caixas-pretas do Tupolev-154 da companhia iraniana Caspian Airlines que caiu na quarta-feira na região norte do Irã, com um balanço de 168 mortos, foram encontradas, informa a agência oficial Irna.
[SAIBAMAIS]
"Os sistemas de gravação e de pilotagem do avião foram encontrados. Nossos especialistas estão examinando as formas de aproveitar as duas caixas-pretas para entender os motivos do acidente", declarou Ahmad Majidi, coordenador da unidade de crise do ministério do Transporte.
"Em caso de necessidade, as caixas-pretas serão enviadas ao país em que o avião foi construído para que as informações contidas sejam aproveitadas", completou.
Majidi afirmou ainda que as peças estavam muito danificadas.
O avião, um dos modelos mais vendidos da aeronáutica russa, viajava entre Teerã e Yerevan, capital da Armênia, quando caiu em um campo na região de Qazvin, matando os 153 passgeiros e 15 membros da tripulação que viajavam a bordo.
"A explosão foi tão forte e o impacto tão grande que todos os corpos foram desintegrados e não encontramos nenhum corpo inteiro", declarou Mohammad Ali Ahani, diretor para a gestão de catástrofes na província de Qazvin, segundo a agência semioficial MEHR.
Ele afirmou ainda que os pedaços de corpos serão levados para Teerã, mas já antecipou que a identificação será "impossível".
"As famílias das vítimas devem entrar em contato com o Instituto Médico Legal de Teerã, mas pela desintegração dos corpos a identificação será impossível", concluiu.