Mundo

Endeavour foi atingido por fragmentos durante lançamento

Agência France-Presse
postado em 16/07/2009 08:25
CABO CANAVERAL - O ônibus espacial Endeavour foi atingido por fragmentos durante seu lançamento nesta quarta-feira e pode ter sido danificado, informou Bill Gerstenmaier, da agência espacial americana (Nasa).

"Vários fragmentos se desprenderam e alguns, provavelmente, atingiram a nave antes de terminar o período (...) de risco potencial de dano ao ônibus espacial", revelou Gerstenmaier em entrevista coletiva, antes de minimizar as eventuais consequências do incidente.

Segundo Gerstenmaier, a Nasa verificou que logo após a separação dos foguetes propulsores, 2 minutos e 15 segundos depois do lançamento, se desprenderam vários fragmentos.

O funcionário não revelou a origem dos fragmentos.

"Podemos ver claramente diante do ônibus espacial marcas brancas, onde as placas térmicas foram atingidas (...) mas não consideramos isto um problema".

Segundo Gerstenmaier, oito ou nove fragmentos que se desprenderam cerca de seis minutos após a decolagem não representam qualquer risco, devido à baixa velocidade e à pouca densidade da atmósfera no momento.

O ônibus espacial, com sete astronautas a bordo, foi lançado em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) às 18h03 (22h03 GMT) do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

A missão do Endeavour, de 16 dias, tem o objetivo de levar e instalar na Estação Espacial Internacional o último elemento do laboratório japonês Kibo.

Os astronautas instalarão uma plataforma permanente, de 1,9 tonelada, sobre o Kibo, que servirá para realizar pesquisas no vácuo.

Estão previstas cinco saídas ao espaço, com duração total de 32,5 horas.

O Endeavour leva, ainda o novo membro da tripulação da Estação Espacial, o americano Tim Kopra, que substituirá o japonês Koichi Wakata.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação