Agência France-Presse
postado em 16/07/2009 19:01
Um adolescente da Califórnia (oeste), Zac Sunderland, completou nesta quinta-feira (16/7) a volta ao mundo que realizou sozinho a bordo de um veleiro, tornando-se um dos mais jovens a empreender esta façanha após 13 meses viajando.
"Foram 13 meses de loucura e, claro, é impressionante finalmente ter chegado aqui", disse um tímido Sunderland, afirmando que agora planeja escrever um livro contando suas aventuras e que gostaria de subir o Everest.
O jovem, que completou 17 anos no dia 29 de novembro, quando passava pelo Cabo da Boa Esperança, no extremo sul da África, disse esperar que sua travessia inspire muitos jovens e derrube alguns preconceitos dos adultos em relação aos adolescentes.
"A sociedade coloca os jovens que têm entre 15 e 18 anos dentro de uma caixa, na qual ninguém espera muito deles. Tendem a pensar que só precisam ir ao colégio e jogar futebol, mas isso não é tudo, sabem?", declarou.
"Mas há muito mais potencial no que esta gente pode fazer com a motivação e a ambição corretas na vida", acrescentou.
Zac Sunderland atracou nesta quinta-feira no porto de Marina del Rey, oeste de Los Angeles, de onde havia zarpado no dia 14 de junho de 2008 quando tinha 16 anos.