Mundo

Atentados contra hotéis de Jacarta deixam 9 mortos e 41 feridos

Agência France-Presse
postado em 17/07/2009 08:37
JACARTA - Ao menos 9 pessoas morreram e 41 ficaram gravemente feridas, incluindo vários estrangeiros, em ataques com bombas nesta sexta-feira (17/7) contra dois hotéis de luxo de Jacarta, informaram as autoridades indonésias.

As explosões ocorreram por volta das 08h local (22h Brasília) e atingiram o hotel Ritz Carlton, um dos mais luxuosos da capital indonésia, e o hotel Marriott. Os dois estabelecimentos ficam no bairro de Kuningan.Segundo a polícia, os ataques foram realizados com "bombas de alta potência".

Os dois hotéis são frequentados por homens de negócios que viajam a Jacarta e entre as vítimas há estrangeiros, segundo fontes médicas.

Um responsável do centro de crise do ministério da Saúde, Rustam Pakaya, revelou que um neozelandês está entre os feridos. Em Seul, as autoridades informaram que um sul-coreano ficou ferido.

O Marriott foi alvo de um atentado com carro-bomba, em 5 de agosto de 2003, que deixou 12 mortos. Em 9 de setembro de 2004, um carro-bomba matou 10 pessoas na embaixada da Austrália.

O ataque de 2003 foi atribuído ao grupo islâmico Jemaah Islamiyah, que luta pela criação de um Estado islâmico independente no sudeste da Ásia.

As forças da ordem bloquearam os acessos aos dois hotéis, provocando um grande engarrafamento no centro de Jacarta. "Escutei duas explosões, no Marriott e no Ritz Carlton. Depois vi gente fugindo", disse Eko Susanto, um agente de segurança.

Outra testemunha, Intan, revelou ao canal TV One que viu "estrangeiros ensanguentados" logo após as explosões.

O ataque ocorre uma semana após a eleição presidencial na Indonésia, o maior país muçulmano do planeta, vencidas pelo presidente Susilo Bambang Yudhoyono.

Segundo um porta-voz da presidência, Susilo Bambang Yudhoyono está "muito preocupado com o incidente" de hoje.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação