Mundo

Costa Rica vai propor governo de coalizão em Honduras

postado em 17/07/2009 10:29
O presidente da Costa Rica, Oscar Arias, vai propor um governo de coalizão em Honduras na tentativa de resolver a crise política no país. Segundo ele, a estratégia pode contar com a participação do presidente deposto, Manuel Zelaya. As informações são da BBC Brasil.
[SAIBAMAIS]
Arias, que foi aceito como mediador do conflito tanto por Zelaya como pelo governo interino de Roberto Micheletti, disse ainda que vai pedir anistia aos que cometeram delitos durante o período de crise política em Honduras. "Vou propor várias ideias. Vamos ver se é possível integrar um governo de reconciliação nacional, uma coalizão", afirmou.

De acordo com ele, ministérios considerados importantes como os da Economia, Segurança e Casa Civil podem estar na lista das negociações para o novo gabinete.

O presidente costa-riquenho destacou que, como condição, Zelaya deverá desistir da ideia de realizar consulta popular para a instalação de uma Assembleia Constituinte. A consulta foi considerada inconstitucional pelo Parlamento e pela Suprema Corte de Honduras, que determinaram a destituição do presidente.

As propostas de Arias serão feitas durante a próxima reunião com Zelaya e com uma comissão nomeada por Micheletti amanhã (18), na Costa Rica, na segunda rodada de negociações. No último sábado (11), a primeira tentativa de diálogo mediada pela Costa Rica fracassou.

Apoiado pelo bloco de países da Aliança Bolivariana para o Povo da Nossa América (Alba), liderado pelo presidente venezuelano, Hugo Chávez, Zelaya deu um ultimato ao governo interino na última segunda-feira (13). Ele afirmou que, caso não seja reempossado após as negociações do final de semana, "tomará outras medidas".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação