Mundo

Zelaya dá prazo de um dia para voltar ao poder em Honduras

postado em 18/07/2009 11:42
O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, deu o prazo de um dia ; até a meia-noite de amanhã ; para que as negociações mediadas pela Costa Rica cheguem a um acordo que resulte em seu retorno ao poder. As informações são da BBC Brasil.

Representantes de Zelaya e do governo interino de Honduras, liderado por Roberto Michelletti, se reunem hoje em San José, capital da Costa Rica, para uma nova rodada de negociações.

[SAIBAMAIS]Apesar de impor um prazo para o fechamento de um acordo, Zelaya não declarou o que faria caso as negociações venham a fracassar. Ele garantiu, entretanto, que está se preparando para voltar a Honduras ; apesar do alerta do governo interino de que ele seria preso se retornasse.

Na última quinta-feira, o presidente costarriquenho, Oscar Arias, principal mediador das negociações, disse que vai propor um governo de coalizão como solução para a crise em Honduras. A proposta, no entanto, já foi rejeitada pelo governo interino que deu o golpe de estado contra Zelaya e poderá levar a um novo impasse a segunda rodada de negociações.

"Não aceitamos que nenhum país nos faça imposições. Nós temos uma posição firme e não mudaremos de modo algum", afirmou Micheletti que, dias antes, disse que estaria disposto a renunciar desde que Zelaya não seja reempossado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação