Mundo

Vice-presidente iraniano Rahim Mashaie desmente ter renunciado

Agência France-Presse
postado em 20/07/2009 08:26
TEERÃ - O site de Esfandiar Rahim Mashaie, designado na sexta-feira passada vice-presidente do Irã, desmentiu nesta segunda que renunciou ao cargo, conforme anunciado no domingo pela televisão iraniana em inglês Press-TV.

"Em uma ação coordenada, alguns site publicaram uma informação refrente à renúncia de Rahim Mashaie, o primeiro vice-presidente, com o objetivo de prejudicar o governo", afirma o site .

"Essa informação são rumores e uma mentira e esses rumores são difundidos pelos inimigos do governo", acrescenta o texto.

A Press TV informou que Mashaie teria renunciado ao cargo dois dias depois de sua polêmica nomeação pelo presidente Mahmud Ahmadinejad, que foi criticado pelos setores mais conservadores do país.

O canal de televisão citou a agência de notícias PANA, financiada pelo Ministério da Educação, sem dar detalhes sobre a renúncia.

A nomeação de Mashaie, cuja filha está casada com o filho do presidente iraniano, foi imediatamente criticada pelo setor mais conservador e pelos clérigos.

As informações desta renúncia, que aconteceram em meio à polêmica sobre os resultados das eleições de 12 de junho passado, segundo os partidários do candidato Mir Hosein Musavi, que rechaçam os resultados que deram vitória a Ahmadinejad, seriam um sinal da árdua tarefa que o presidente reeleito para formar seu futuro governo, após vencer as eleições.

Em julho de 2008, Esfandiar Rahim Machaie afirmou que o Irã era um "amigo do povo israelense e do povo americano", em uma declaração pouco habitual que contrasta com os ataques verbais das autoridades iranianas contra o Estado hebreu.

"Consideramos o povo americano um dos melhores povos do mundo", disse na ocasião.

Para acalmar os ânimos decorrentes desta declaração, o guia supremo iraniano, o aiatolá Khamenei, disse que não concordava com estas afirmações e deu por encerrada a polêmica.

O Irã não reconhece a existência de Israel. Além disso, o presidente Ahmud Ahmadinejad já declarou diversas vezes que o Estado hebreu deveria ser apagado do mapa. Ele considera o Holocausto dos judeus durante a 2; Guerra Mundial um verdadeiro mito.

O religioso conservador Ahmad Jatami também criticou a nomeação de Rahim Mashaie, segundo o jornal Etemad Melli.

O chefe do grupo dos parlamentares pertencentes ao clero, Mohammad Taghi Rahbar, pediu por sua vez a intervenção do guia supremo para destituí-lo.

A cerimônia de posse de Ahmadinejad está marcada para o período entre os dias 2 e 6 de agosto e, em seguida, deverá apresentar a lista de seu gabinete ao Parlamento para um voto de confiança ao qual não estão sujeitos o primeiro vice-presidente nem nenhum outro vice-presidente.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação