Mundo

Alemanha recorda o 65º aniversário do atenado fracassado contra Hitler

Agência France-Presse
postado em 20/07/2009 10:19
BERLIM - A Alemanha recordou nesta segunda-feira o 65; aniversário de uma tentativa frustrada de assassinar o líder nazista Adolf Hitler em seu quartel-general em 1944.

Este episódio foi recentemente contado no filme "Operação Valquíria", estrelado por Tom Cruise.

Na conspiração de 20 de julho, um oficial do exército pertencente à aristocracia, o conde Claus von Stauffenberg, colocou uma bomba debaixo de uma mesa do quartel-general do Führer na Prússia Oriental, atual Polônia.

Von Stauffenberg saiu da sala antes que a bomba explodisse. Depois de ouvir a explosão, acreditou que Hitler estava morto e partiu do complexo com direção a Berlim, onde ele e um grupo de conspiradores planejavam derrubar o regime.

No entanto, um oficial colocou a maleta com a bomba junto a uma perna de madeira maciça da mesa, e Hitler acabou escapando do atentado com ferimentos leves.

Pouco depois, Von Stauffenberg e vários companheiros foram executados no pátio de Bendlerblock, que continua sendo parte do ministério da Defesa, e local do memorial onde foi realizada nesta segunda uma cerimônia em homenagem aos executados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação