postado em 20/07/2009 19:50
A comissária da União Europeia para as Relações Exteriores, Benita Ferrero-Waldner, reiterou nesta segunda-feira (20/7) que, a partir de janeiro de 2010, quando a Espanha assumir a presidência temporária do bloco, poderão ser retomadas as negociações com o Mercosul para a assinatura de um acordo comercial.
A representante, que visita a Argentina e concedeu uma entrevista coletiva em Buenos Aires, explicou que há chances de que o diálogo, atualmente paralisado, seja recuperado por Madri. Ela lembrou que o tema também está relacionado à retomada da Rodada Doha.
[SAIBAMAIS]Na semana passada, em declarações à agência Ansa, o secretário de Estado espanhol para a região ibero-americana, Juan Pablo de Laiglesia, adiantou que seu país tentará relançar as negociações entre UE e Mercosul mesmo sem um consenso sobre Doha.
O funcionário, que assumiu o cargo em abril, visitou Argentina, Paraguai e Uruguai em junho, quando enfatizou que a América Latina terá um lugar de destaque na agenda espanhola para o bloco europeu.
"Uma coisa é que todos tenhamos interesse em que a Rodada Doha dê resultados o quanto antes, e outra é que por causa disso paralisemos uma negociação que pode dar resultados positivos", argumentou.
Curto prazo
O diplomata ponderou ainda que é necessário estabelecer "as possibilidades de não condicionar de maneira tão direta as negociações entre UE e Mercosul às de Doha, para as quais não há perspectivas de resultados no curto prazo".
A Rodada Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) tem como finalidade liberalizar o fluxo comercial internacional. Paralelamente, UE e Mercosul buscam há anos superar diferenças para um acordo de associação bilateral.