Mundo

Grande rabino de Israel diz que política dos EUA é contrária à Torá

Agência France-Presse
postado em 21/07/2009 09:16
JERUSALÉM - A posição dos Estados Unidos frente à colonização judia é contrária aos mandamentos da Torá, pois exige que Israel congele as colônias na Cisjordânia ocupada, afirmou o grande rabino sefardi de Israel, Shlomo Amar, em carta publicada nesta terça no Jerusalen Post.

"A Torá pede ao povo judeu que viva em Israel, enquanto que os Estados Unidos pressionam para impedir que os judeus vivam e construam suas casas em grandes partes de Eretz Israel" (a Grande Israel, nas fronteiras bíblicas), escreveu Amar em carta dirigida à Conferência de presidentes das principais organizações judeu-americanas.

"Os americanos querem criar um Estado (palestino) onde se proibirá os judeus de viver e querem, incluisive, proibir a expansão naturl dos assentamentos judeus", acrescentou, pedindo a seus correligionários nos Estados Unidos que usem de sua influência "para que os judeus possam se instalar em toda Israel, conforme os preceitos da Torá e da Halaka" (a rígida tradição religiosa judaica).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação