Mundo

Obama promete a astronautas da Apollo investir na Nasa

postado em 21/07/2009 10:01
Durante uma sessão de fotos com os três astronautas da missão Apollo 11, no Salão Oval da Casa Branca, em comemoração ao 40; aniversário da chegada do homem à Lua, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu ;continuar com a inspiradora missão; do programa espacial do país. O evento também teria o propósito de unir o passado da Agência Aeroespacial Norte-americana (Nasa, na sigla em inglês), representado por seus astronautas mais famosos - Neil Armstrong, Edwin ;Buzz; Aldrin e Michael Collins - e o seu futuro, representado pelo novo administrador da agência espacial, Charles Bolden, e sua vice, Lori Garver.
[SAIBAMAIS]
O presidente afirmou que a missão Apollo 11 sempre será lembrada como um exemplo da ;excelência em exploração;. ;Vocês inspiraram toda uma geração de cientistas e engenheiros, que acabaram gerando inovação, avanços, empreendedorismo e criatividade aqui na Terra;, completou. Obama também lembrou da infância: contou que, aos 8 anos, quando vivia no Havaí, subiu nos ombros do avô para tentar acenar aos astronautas da Apollo 11 com uma bandeira. Mas ontem ele não especificou como a Nasa poderia voltar ao mesmo ritmo da corrida espacial durante a Guerra Fria.

Buzz Aldrin, o segundo homem a pisar na Lua e o menos recluso dos três tripulantes da Apollo 11, afirmou recentemente, em aparições públicas e em artigo publicado anteontem pelo Estado, que o programa espacial norte-americano deve deixar a Lua de lado e investir em um esforço multinacional para levar uma missão tripulada a Marte. Seu colega Michael Collins concordou: ;Gostaria de ver Marte se tornar o foco, assim como John Kennedy focou a Lua;. Robert Gibbs, secretário de Imprensa da Casa Branca, afirmou que Obama ainda vai considerar os custos de missões de exploração tripulada do espaço.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação