Mundo

Joe Biden: EUA dão firme apoio à integração da Ucrânia à Otan

Agência France-Presse
postado em 21/07/2009 10:38
KIEV - O vice-presidente americano Joe Biden expressou nesta terça, em Kiev, o firme apoio dos Estados Unidos à integração da Ucrânia à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), apesar da oposição da Rússia a essa iniciativa.

Biden assegurou que o restabelecimento das relações entre os Estados Unidos e a Rússia não se fará às custas da Ucrânia, ao falar ante a imprensa na companhia do presidente ucraniano, Viktor Yushenko.

Em Moscou, o porta-voz do ministério russo das Relações Exteriores, Andrei Nesterenko, afirmou que a Rússia não quer monopolizar os contatos com os países da ex-URSS, mas que acompanhará com atenção a visita de Biden à Ucrânia e à Geórgia.

Na quarta, Biden viajará à Geórgia, outra ex-república soviética, que, em 2008, travou uma breve guerra com Moscou pelo controle da região separatista georgiana pró-rusa da Ossétia do Sul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação