Agência France-Presse
postado em 21/07/2009 15:37
A Espanha não renuncia à soberania de Gibraltar, mas aposta na cooperação e no diálogo com a colônia britânica, declarou nesta terça-feira o ministro espanhol de Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, depois de efetuar uma visita ao território.
O ministro espanhol falou sobre o assunto depois de realizar em Gibraltar uma viagem histórica, a primeira de um dirigente espanhol a essa colônia britânica, para assinar acordos de cooperação em várias áreas.
"A recuperação da soberania sobre Gibraltar é irrenunciável pela Espanha (...), mas não vimos aqui para discutir", "vimos para negociar a cooperação e o diálogo", assegurou.
Moratinos reuniu-se no enclave britânico com o colega britânico, David Miliband, e com Peter Caruana, o principal ministro de Gibraltar.
O encontro faz parte de um Fórum de Diálogo, criado em 2006 para "impulsionar acordos de cooperação que resultem em benefício para as populações locais", segundo a chancelaria espanhola.
A viagem foi criticada na Espanha pela oposição conservadora do Partido Popular (PP), que acusa o governo socialista de José Luis Rodríguez Zapatero de "permissividade" em relação à questão da soberania desse território.
Gibraltar é um território de menos de 7 km2 cedido pela Espanha à Inglaterra pelo Tratado de Utrecht em 1713, depois da guerra da Sucessão espanhola. Madri reivindica o território no caso de Londres renunciar a sua soberania.
Os habitantes de Gibraltar deixaram bem claro num referendo em 2002 (99%) que são contra uma soberania compartilhada entre o Reino Unido e a Espanha.