Mundo

Cinco peregrinos iranianos mortos no norte de Bagdá

Agência France-Presse
postado em 22/07/2009 08:25
BAQUBA - Cinco peregrinos iranianos - quatro mulheres e um homem - que viajavam de ônibus perto de Baquba, norte do Iraque, foram assassinados nesta quarta, segundo o centro de comando das operações de segurança da província de Diyala.

O veículo em que as vítimas se encontravam transportava trinta peregrinos.

Desde a queda do presidente Saddam Hussein em 2003, milhares de xiitas iranianos realizam peregrinações às cidades santas de Kerbala e Najaf.

Cerca de 2.000 peregrinos cruzam diariamente o posto fronteiriço de Mundharia, entre o Irã e a província iraquiana de Diyala, cuja capital é Baquba.

Os assassinatos desta quarta acontecem no dia seguinte a uma onda de atentados que deixaram 21 mortos no Iraque, um dos dias mais violentos desde a retirada em 30 de junho das tropas americanas das cidades do país.

Em abril de 2009, 56 pessoas, entre elas 52 peregrinos iranianos, morrerm num atentado contra um restaurante de Muqdadiyah, na província de Diyala, povoada por xiitas e sunitas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação