Mundo

Obama recebe Maliki para impulsionar a reconciliação no Iraque

Agência France-Presse
postado em 22/07/2009 11:14
WASHINGTON - O presidente americano, Barack Obama, recebe nesta quarta-feira pela primeira vez o primeiro-ministro iraquiano, Nuri al-Maliki, a quem pedirá mais esforços para uma reconciliação no Iraque, um dos assuntos mais sensíveis da política externa dos Estados Unidos.

Obama acolherá na Casa Branca um primeiro-ministro cuja autoridade se viu consideravelmente fortalecida desde que assumiu o cargo há três anos, em plena guerra entre facções religiosas.

A nova relação entre um governo americano que quer cumprir a grande promessa de Obama de acabar com a guerra de forma "responsável" e um governo iraquiano cuidadoso com sua independência vem gerando algumas tensões.

Os dois dirigentes já haviam se encontrado em abril, durante uma visita de Obama a Bagdá, na qual mantiveram "conversas francas" e discutiram a "necessidade de dar continuidade ao processo político" para evitar qualquer retrocesso, disse um alto funcionário de Washington que pediu anonimato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação