Mundo

Clinton: Pyongyang mostra uma "preocupante" resistência à desnuclearização

Agência France-Presse
postado em 23/07/2009 08:17
PHUKET - A Coreia do Norte mostrou "uma preocupante" resistência a abandonar seus programas nucleares quando sua delegação se apresentou no fórum regional da Asean (Associação das Nações do Sudenste Asiático), declarou nesta quinta-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

"Infelizmente a delegação norte-coreana só ofereceu uma insistente recusa à reconhecer que a Coreia do Norte havia seguindo o caminho equivocado", destacou aos jornalistas na ilha tailandesa de Phuket.

"Em sua apresentação de hoje não manifestaram nenhuma vontade de seguir o caminho da desnuclearização e isto foi preocupante, não somente para os Estados Unidos, mas para a região e a comunidade internacional", acrescentou.

A Coreia do Norte atacou Clinton pouco antes de a secretária de Estado fazer estas declarações, dizendo que as conversas multilaterais para acabar com seu programa nuclear ficariam em ponto morto até que Washington abandonasse sua política "hostil". Além disso, criticou a falta de inteligência de Clinton, considerando-a ao mesmo tempo uma "senhora divertida".

O fórum regional sobre a segurança na Ásia reúne dez países da Asean: Tailândia, Malásia, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Brunei, Vietnã, Laos, Birmânia e Camboja, e 17 países ou blocos como EUA, China, Rússia, Japão e União Europeia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação