Agência France-Presse
postado em 23/07/2009 08:19
ZURIQUE - As vendas mundiais do Tamiflu, o medicamento usado contra a gripe suína, aumentaram 203% no primeiro semestre de 2009, anunciou nesta quinta-feira (23/7) o gigante farmacêutico suíço Roche.As vendas do antiviral contribuíram em 9% para o aumento do faturamento global do grupo.
No contexto de luta mundial conta a gripe suína, as vendas de Tamiflu alcançaram os 1 bilhão de francos suíços (938 milhões de dólares, 659 milhões de euros) nos primeiros seis meses do ano.
As vendas a governos e corporações que estão armazenando o medicamento alcançaram os 653 milhões de francos durante este período, indicou Roche.
"Os pedidos adicionais de governos e a crescente demanda no mercado varejista farmacêutico contribuíram para as fortes vendas registradas no segundo trimestre", acrescentou.
A Roche afirmou que aumentará sua capacidade de produzir Tamiflu - um dos dois medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde para tratar o vírus A(H1N1)- a 400 milhões de pacotes anuais para 2010.