Mundo

Gripe suína: países árabes proíbem ida de crianças à peregrinação islâmica

postado em 23/07/2009 11:54
Em uma tentativa de conter a disseminação da gripe suína, os ministros da Saúde dos países árabes decidiram proibir as crianças, os idosos e as pessoas com quadro clínico crônico de participar da edição deste ano do Hajj, a mais importante peregrinação islâmica. A decisão foi tomada durante uma reunião realizada no Cairo, capital do Egito, e encerrada ontem.

O Hajj, peregrinação que todo muçulmano deve fazer pelo menos uma vez na vida, atrai anualmente cerca de três milhões de pessoas às cidades sagradas de Meca e Medina. A edição deste ano do Hajj acontecerá em novembro, perto da chegada do inverno no hemisfério Norte. Os ministros esperam que a proibição à presença de crianças, idosos e enfermos reduza drasticamente a probabilidade de contágio.

Os governos dos países islâmicos temem que o vírus da Influenza A (H1N1) encontre terreno fértil para se disseminar nas aglomerações comuns à peregrinação. De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a pandemia de gripe já matou mais de 700 pessoas em todo o mundo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação