Mundo

Coreia do Norte chama Hillary Clinton de "pouco inteligente"

Agência France-Presse
postado em 23/07/2009 14:57
SEUL - A Coreia do Norte qualificou nesta quarta-feira a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, de vulgar e pouco inteligente. Hillary participa, atualmente, de um fórum regional sobre a segurança na Tailândia amplamente consagrado ao dossiê nuclear norte-coreano.
[SAIBAMAIS]
Uma porta-voz do ministério norte-coreano das Relações Exteriores, citada pela agência oficial KCNA, acusou Hillary de ter "feito uma série de observações vulgares, indignas de sua posição (...). Suas palavras sugerem que ela é pouco inteligente", acrescentou.

"Não podemos senão considerar a Sra. Clinton como uma mulher estranha, que gosta de usar uma retórica que ignora os usos elementares no seio da comunidade internacional".

"Ela tanto se parece a uma colegial quanto a uma aposentada indo às compras", ironizou.

A Coreia do Norte costuma usar ataques verbais ad hominem, parte integrante de sua diplomacia, particularmente em períodos de crise.

A ex-secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, havia sido tratada como "imbecil em política" em julho de 2006, após ter condenado os testes de sete mísseis norte-coreanos.

Em novembro de 2003, a agência oficial KCNA havia qualificado o secretário americano da Defesa de então, Donald Rumsfeld, de "carniceiro pior que Hitler" e de "tirano fascista".

Os últimos meses viram uma nova escalada na Coreia do Norte, um dos países mais secretos e fechados do mundo, e que chegou ao auge quando o regime comunista lançou um novo desafio à comunidade internacional realizando, no dia 25 de maio, seu segundo teste nuclear desde o de 2006.

Este ensaio, seguido de vários lançamentos de mísseis, foi condenado pelo Conselho de Segurança da ONU que tornou mais pesadas as sanções já em vigor contra Pyongyang.

Os norte-coreanos reagiram com extrema virulência, ameaçando jamais renunciar a suas ambições nucleares e utilizar seu plutônio com finalidades militares.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação