Mundo

Mercosul quer tornar vacina contra gripe suína bem público

Agência France-Presse
postado em 24/07/2009 08:16
ASSUNÇÃO- Os ministros da Saúde do Mercosul aprovaram nesta quinta-feira uma declaração na qual pedem que as vacinas, os antivirais e os kits de diagnóstico contra a gripe suína sejam declarados bens públicos globais, informou a secretária de Saúde do Paraguai, Esperanza Martínez.

"A declaração pretende definir as vacinas, os antivirais e os kits de diagnóstico como bens públicos globais", assinalou Esperanza Martínez sobre o documento que será firmado nesta sexta-feira pelos presidentes e chanceleres do bloco.

A ministra estimou que "não se pode declarar qualquer propriedade intelectual (sobre as vacinas)", o que seria "contrário à saúde pública internacional".

Os ministros da Saúde também acertaram medidas de proteção e segurança em relação à gripe suína.

"Chegamos a um acordo sobre a necessidade de se coordenar ações, mas o encontro também nos permitiu fortalecer os laços de trabalho para aproveitar as experiências" comuns, disse Esperanza Martínez.

Os ministros da Saúde se reuniram por ocasião da 37; Cúpula do Mercosul, cujo encontro principal está programado para esta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação