Mundo

Aiatolá quer destituir primeiro vice-presidente do Irã

Agência France-Presse
postado em 24/07/2009 11:38
TEERÃ - Um importante clérigo religioso conservador iraniano pediu durante a oração desta sexta-feira ao presidente Mahmud Ahmadinejad que destitua o primeiro vice-presidente Rahim Mashaie, nomeado por ele, e afirmou que este é o desejo do guia supremo, o aiatolá Ali Khamenei.

"Apoiamos o presidente, mas nunca dissemos que era infalível", disse Ahmad Khatami, membro da Assembleia e próximo a Khamenei.

"Nós gostaríamos que ele não tivesse ido tão longe, até o ponto de o líder ter de se pronunciar", acrescentou em seu sermão, retransmitido ao vivo pela rádio de Estado.

"Pedimos (em um primeiro momento) que se retifique sobre a nomeação do vice-presidente primeiro", destacou.

"Agora que o líder manifestou sua opinião, não há margem para dúvidas", disse Ahmad Khatami.

O clérigo exortou ao presidente ultraconservador que obedeça o líder o quanto antes.

A maior instância de arbitragem política e órgão do conselho do guia, o Conselho de Discernimento, pediu por sua vez nesta sexta-feira ao presidente Ahmadinejad que não semeie discórdia dentro de sua administração, ao persistir com esta nomeação.

A nomeação de Rahim Mashaie, anunciada em 17 de julho, provocou uma grande polêmica entre os conservadores que o acusam de ter afirmado que o Irã era "amigo do povo americano e do povo israelense", em oposição aos ataques verbais de Teerã contra Israel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação