Agência France-Presse
postado em 25/07/2009 18:44
Protestos foram realizados neste sábado em cerca de cem cidades em três continentes, para denunciar as violações aos direitos humanos no Irã e apoiar a oposição em luta contra o regime de Teerã.Uma das manifestações mais importantes aconteceu em Estocolmo, onde vários milhares de pessoas se reuniram. A Suécia abriga uma importante comunidade iraniana estimada em 80.000 pessoas.
"Exigimos o respeito aos direitos humanos no Irã e a libertação de prisioneiros políticos", informou à AFP Mehrdad Darvishpour, um dos organizadores da manifestação de mais de 4.000 participantes, segundo a polícia.
Na Dinamarca vizinha, cerca de mil pessoas se reuniram em Copenhague diante do Parlamento - o mesmo número dos participantes de manifestação em Amsterdã, que denunciou "a política repressiva" de Teerã; destacava-se no protesto a advogada e Prêmio Nobel da Paz iraniana Shirin Ebadi.
"Demonstramos nossa solidariedade para com o povo iraniano", disse à AFP Tom van den Brand, porta-voz da Anistia International.
Em Londres, mil pessoas agitavam bandeiras verdes; muitas usavam fitas ou "bandeaux" da mesma cor.
Podia-se ler "Liberdade para o Irã" e "Onde está meu voto?" em várias bandeirolas.
Outras manifestações foram realizadas em Paris, Genebra, Berlim, Viena, Tóquio.