PARIS - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, foi internado neste domingo no hospital militar do Val-de-Grâce, em Paris, depois de sofrer um "mal-estar vagal considerado como menor", anunciaram pessoas próximas ao dirigente.
Sarkozy, 54 anos, está neste momento sendo submetido a diversos exames médicos, segundo as mesmas fontes.
De acordo com fontes médicas, o mal-estar vagal, também chamado de síncope vagal, é uma breve perda de consciência que se deve a atividade excessiva do nervo vago, cujo papel é desacelerar o ritmo cardíaco.
As síncopes vagais são impressionantes, mas não apresentam perigo para a vida do paciente e não necessitam tratamento específico, segundo as fontes.
O hospital do Val-de-Grâce é um estabelecimento militar de Paris. O antecessor de Sarkozy, Jacques Chirac, foi internado lá depois de sofrer um AVC, em setembro de 2005.
Mais cedo neste sábado, uma fonte do governo francês informara que o chefe de Estado estava em sua residência de La Lanterne, em Versailles, perto de Paris, quando sentiu um mal-estar.
O Eliseu publicou inicialmente um comunicado de quatro linhas indicando que "o presidente da República estava se exercitando quando sofreu um mal-estar. Foi atendido imediatamente por seu médico, e está sendo neste momento submetido a exames complementares".
"Mais informações serão comunicadas ulteriormente", acrescentava o texto.
Pouco depois, a presidência anunciou que Sarkozy tinha sido hospitalizado após o mal-estar.
O presidente francês gosta de praticar esportes, e principalmente de correr e andar de bicicleta.