Mundo

Índia inaugura seu primeiro submarino nuclear

Agência France-Presse
postado em 26/07/2009 11:58
NOVA DÉLHI - A Índia inaugurou neste domingo seu primeiro submarino nuclear, um evento qualificado de "histórico" pelo primeiro-ministro, Manmohan Singh. A cerimônia foi realizada em Visakhapatnam, no estado de Andra Pradesh.

Impulsionado por um reator de 85 megawatts e capaz de atingir a velocidade de 44 km/h debaixo d;água, o "Arihant" (destruidor de inimigos) leva a Índia ao seleto grupo dos países que construíram seus próprios submarinos nucleares (China, França, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Rússia).

"Não temos intenções bélicas, e não queremos ameaçar ninguém", afirmou Singh, citado pela agência Press trust of India (PTI).

"Trata-se de um momento histórico para nossa defesa nacional", declarou.

O submarino de 6.000 toneladas ainda deve ser testado durante dois anos no golfo de Bengala antes de poder ser utilizado, segundo a PTI.

A Índia alugava até então submarinos nucleares russos. Em 2005, Nova Delhi comprou seis submarinos franco-espanhóis Scorpene por 2,4 milhões de euros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação