Jornal Correio Braziliense

Mundo

Julho é mês com mais mortes de soldados no Afeganistão

Um membro do serviço norte-americano foi fatalmente atingido por um ataque insurgente no sul do Afeganistão, disse um porta-voz das forçar militares dos Estados Unidos, elevando para 39 o número de soldados norte-americanos mortos este mês no país. Não foram divulgados detalhes sobre a batalha ocorrida ontem que levou o soldado norte-americano à morte. Julho foi o mês com maior número de mortes de soldados dos Estados Unidos e das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na guerra no Afeganistão, com o registro de 68 mortes.

Cerca de 60 mil soldados norte-americanos operam no Afeganistão nesse momento, um número recorde. O presidente dos EUA, Barack Obama, elevou o contingente norte-americano no Afeganistão com a saída das tropas do Iraque.

Também hoje, o candidato à vice-presidência nas eleições do próximo mês e ex-comandante da Aliança do Norte, que ajudou a tirar o Taleban do poder em 2001, Mohammad Qasim Fahim, escapou de um atentado enquanto viajava de Kunduz para Takhar. Militantes abriram fogo contra um comboio de 30 veículos onde estava.