Mundo

Julho é mês com mais mortes de soldados no Afeganistão

postado em 26/07/2009 13:40
Um membro do serviço norte-americano foi fatalmente atingido por um ataque insurgente no sul do Afeganistão, disse um porta-voz das forçar militares dos Estados Unidos, elevando para 39 o número de soldados norte-americanos mortos este mês no país. Não foram divulgados detalhes sobre a batalha ocorrida ontem que levou o soldado norte-americano à morte. Julho foi o mês com maior número de mortes de soldados dos Estados Unidos e das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na guerra no Afeganistão, com o registro de 68 mortes.

Cerca de 60 mil soldados norte-americanos operam no Afeganistão nesse momento, um número recorde. O presidente dos EUA, Barack Obama, elevou o contingente norte-americano no Afeganistão com a saída das tropas do Iraque.

Também hoje, o candidato à vice-presidência nas eleições do próximo mês e ex-comandante da Aliança do Norte, que ajudou a tirar o Taleban do poder em 2001, Mohammad Qasim Fahim, escapou de um atentado enquanto viajava de Kunduz para Takhar. Militantes abriram fogo contra um comboio de 30 veículos onde estava.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação