postado em 27/07/2009 19:45
Funcionários do governo da Albânia confirmaram hoje que o partido do primeiro-ministro Sali Berisha venceu as eleições, após extenso processo de recontagem dos votos. Funcionários eleitorais disseram que os Democratas de Berisha conquistaram 68 assentos nas eleições gerais de 28 de junho. Aliados que devem se unir ao próximo governo obtiveram duas cadeias no Parlamento de 140 assentos.
A recontagem confirmou que Berisha assegurou cadeiras suficientes para governar, já que seu partido já havia concordado em formar uma coalizão com um pequeno partido de esquerda que obteve quatro assentos. Os opositores socialistas, que reclamaram de interferência política no recente processo de recontagem, conquistaram 65 assentos.
A Albânia está sob intensa pressão internacional para realizar eleições livres de qualquer fraudes que prejudicaram outras eleições realizadas após o regime comunista do país dos Bálcãs ter caído em 1990. Os socialistas acusam os democratas de interferência na recontagem e ameaçaram não reconhecer os resultados das eleições. O partido de Berisha nega qualquer interferência. Monitores internacionais preparam um relatório sobre o processo.
Num relatório preliminar deste mês, a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa disse que interferências políticas adiaram a contagem dos votos e avaliaram que o processo foi ruim ou muito ruim em 22 dos 66 locais de votação. A comissão eleitoral disse que 50% dos 3,1 milhão de eleitores participaram das eleições, 1% acima do porcentual que compareceu às urnas nas eleições parlamentares anteriores, em 2005.