Mundo

Quirguistão autoriza mais tropas russas em seu território

Agência France-Presse
postado em 01/08/2009 16:03
O Quirguistão, único país do mundo a abrigar bases russas e americanas, autorizou neste sábado a presença em seu território de mais tropas da Rússia, que busca reforçar sua influência militar na Ásia central.

Um memorando assinado pelos presidentes do Quirguistão, Kurmanbek Bakiev, e da Rússia, Dimitri Medvedev, indica que o governo quirguiz "aprovou a proposta russa de abrigar um novo contingente russo".

O acordo assinado neste sábado, no entanto, ainda não corresponde a todas as ambições da Rússia, que deseja abrir mais uma base militar no país.

O número de novos efetivos russos autorizados a permanecer em território do Quirguistão pode chegar a um batalhão inteiro, segundo o memorando, assinado no complexo turístico quirguiz de Cholpon Ata, junto ao lago Issik Kul, 200 km a leste de Biskek, capital do país.

As duas partes se comprometeram também a assinar um acordo formal antes de 1; de novembro sobre o estatuto oficial da base russa no Quirguistão, segundo o memorando, que estabelece uma duração de 49 anos para o acordo, com possibilidade de renová-lo por mais 25.

A Rússia já tem tropas estacionadas na base aérea de Kant, nas cercanias de Biskek, mas quer instalar outra base na cidade de Osh, para alojar contingentes da recém-criada Organização do Tratado de Segurança Coletiva (ODKB), formada por ex-repúblicas soviéticas e liderado por Moscou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação