Agência France-Presse
postado em 03/08/2009 21:03
O governo venezuelano ocupou nesta segunda-feira todas as fábricas das torrefadoras Café Madrid e Fama de América, acusadas de "abuso" e "monopólio", o que provocaria a falta do produto no mercado."O governo bolivariano ocupou todas as fábricas das empresas Fama de América e Café Madrid para garantir o abastecimento do povo venezuelano", explicou à TV estatal o ministro de Agricultura e Terras, Elías Jaua.
Segundo o funcionário, a medida terá uma duração inicial de três meses, com a finalidade de garantir o abastecimento do povo venezuelano e realizar uma auditoria profunda...". Jaua disse que se ficar comprovado que as empresas tiveram um comportamento irregular, serão expropriadas.
Nos últimos meses, o governo do presidente Hugo Chávez nacionalizou setores estratégicos da economia, ocupando várias empresas de produtos básicos, como arroz e massas, para enfrentar o crescente desabastecimento no país.
"Não vamos permitir que sigam chantageando o povo venezuelano", explicou Jaua, acusando as duas empresas de "monopolizar" 80% do café consumido na Venezuela.
Os alimentos básicos estão tabelados na Venezuela e os empresários têm denunciado que os preços fixados não cobrem sequer os custos de produção. Em 2008, a inflação na Venezuela foi de 30,9%, a mais alta da região.