Agência France-Presse
postado em 04/08/2009 20:50
No dia em que completa 48 anos, o presidente americano, Barack Obama, resolveu presentear com bolinhos uma veterana jornalista, que compartilha com ele o aniversário e estreou na cobertura dos assuntos da Casa Branca no ano em que ele nasceu.
Obama cantou "Parabéns pra você" e deu um beijo no rosto de Helen Thomas, veterana do departamento de imprensa da Casa Branca. Além disso, deu de presente à jornalista uma bandeja com cupcakes, os adorados bolinhos americanos, com uma única vela, para celebrar seus 89 anos.
Thomas, que cobre a presidência dos Estados Unidos desde John F. Kennedy, falou baixo com Obama, que ignorou os repórteres que gritavam perguntas sobre seu próprio aniversário e sobre a visita do ex-presidente Bill Clinton à Coreia do Norte.
"Helen desejou a paz mundial e o fim do preconceito, mas ela e eu também temos um desejo de aniversário em comum", disse Obama.
"Ela disse que desejava a aprovação da reforma do sistema de saúde", afirmou, referindo-se ao polêmico projeto legislativo que defende e que depende do Congresso para avançar.
Helen Thomas começou a trabalhar na Casa Branca em 1961, ano de nascimento de Obama.
O presidente, por sua vez, comemorou o próprio aniversário evitando a imprensa e participando de uma reunião na hora do almoço com 57 dos 60 senadores democratas e independentes.
Segundo o porta-voz da Casa Branca Robert Gibbs, Obama celebrou seu aniversário no último fim de semana, em uma viagem à residência presidencial de Camp David em companhia da família e de amigos.