Mundo

Cachorro é suspeito de ser a origem da peste pulmonar na China

Agência France-Presse
postado em 06/08/2009 08:23
PEQUIM - Um cachorro é suspeito de ser a origem da epidemia de peste pulmonar que matou três pessoas no noroeste da China, onde foi declarada uma quarentena, anunciou a agência Nova China. Os exames demonstraram que o animal, que morreu, pode ter causado a epidemia de peste, informou a agência oficial, citando o professor Wang Hu, diretor da agência de controle de doenças da província de Qinghai.

[SAIBAMAIS]Wang disse que o cachorro provavelmente morreu depois de comer uma marmota infectada e que um homem ficou doente ao enterrar o cão. Esse homem veio a morrer três dias depois. "A primeira vítima enterrou o cachorro sem qualquer proteção. Depois de infectar-se, seus familiares e vizinhos tiveram contato com ele sem tomar medidas de precaução, conduzindo à sua infecção", informou Wang.

Três pessoas morreram e uma quarta se encontra em estado muito grave em Ziketan, uma remota cidade de 10 mil habitantes de uma zona tibetana da província de Qinghai. A cidade está em quarentena, mas seus habitantes tentam fugir.

A peste pulmonar é a forma mais virulenta dessa doença contagiosa, mas também é menos frequente. Ela se propaga através do ar. Um tratamento com antibióticos é eficaz se o diagnóstico for feito a tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação