Agência France-Presse
postado em 06/08/2009 08:37
JERUSALÉM - Os Estados Unidos pediram ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, que se comprometa a congelar durante um ano a colonização judia na Cisjordânia ocupada, informou nesta quinta-feira (6/8) o jornal Haaretz.
No entanto, um porta-voz da presidência do Conselho afirmou que não estava a par das informações publicadas pelo Haaretz e que se tratava de "meras especulações da mídia, que infelizmente surgem a toda hora".
De acordo com o Haaretz, que cita fontes ligadas ao caso, o pedido americano foi transmitido pelo emissário especial para o Oriente Médio, George Mitchell, durante conversações da semana passada, em Jerusalém, com Netanyahu e seu ministro da Defesa, Ehud Barak.
Mitchell explicou que os países árabes não tomarão qualquer medida de normalização e que não aceitarão fazer nenhuma concessão a Israel sem ter obtido previamente a garantia do cessar da construção nas colônias da Cisjordânia, segundo ainda o jornal.
O governo Obama exige o congelamento total da colonização na Cisjordânia ocupada e em Jerusalém Oriental anexada, visando a dar um novo impulso ao processo de paz entre Israel e os palestinos. Segundo um informe oficial, mais de 300 mil colonos israelenses vivem na Cisjordânia.