Agência France-Presse
postado em 06/08/2009 15:45
Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri, os dois principais dirigentes da Al-Qaeda, serão julgados, garantiu nesta quinta-feira John Brennan, principal conselheiro do presidente americano Barack Obama para a luta contra o terrorismo.
"Osama bin Laden e Ayman al-Zawahiri são dois indivíduos que algum dia serão levados à justiça", declarou Brennan durante uma intervenção no Center for Strategic and International Studies, um centro de reflexão de Washington.
"Não se enganem, nós continuamos a perseguir este objetivo", afirmou Brennan, ao apresentar a estratégia do governo Obama para combater o terrorismo.
Para o conselheiro presidencial, quase oito anos depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, a Al-Qaeda "demonstrou sua capacidade de adaptação e resistência, e segue sendo a maior ameaça terrorista com a qual temos que lidar".
"O desejo da Al-Qaeda de cometer atentados nos Estados Unidos e contra os interesses americanos em todo o mundo - se for possível, com armas de destruição em massa - continua o mesmo, e um novo ataque em território americano segue sendo a principal prioridade dos dirigentes da Al-Qaeda", avisou.
"O presidente Obama não se ilude sobre a iminência e a gravidade desta ameaça", afirmou Brennan.
O conselheiro rejeitou, porém, o conceito de "guerra mundial contra o terrorismo" idealizado pelo governo do ex-presidente George W. Bush.
Este conceito "dá a entender que os Estados Unidos estão em guerra contra o resto do mundo", explicou.