Agência France-Presse
postado em 09/08/2009 14:47
O Exército colombiano capturou no sábado um oficial, um suboficial e nove soldados do Exército do Equador em território colombiano, no departamento de Putumayo, informou neste doingo a chancelaria colombiana.
[SAIBAMAIS]O governo do Equador, por sua vez, reagiu dando por resolvido o caso dos soldados capturados e atribuindo o incidente a um "problema administrativo".
Também informou que os militares capturados são dois e não onze, como afirma Bogotá.
"Houve um problema administrativo, as autoridades de ambos países já conversaram e até onde eu sei, o assunto está resolvido", afirmou o ministro da Segurança, Miguel Carvajal.
A Colômbia, que ainda não reagiu à correção do número de militares capturados, informou que os oficiais e soldados foram detidos na localidade conhecida como La Reforma, município de Puerto Leguízamo, departamento de Putumayo.
"De acordo com os convênios vigentes, se procederá à entrega à autoridade militar equatoriana, o capitão Michael Cadena, chefe do pessoal do Batalhão de Selva 55, em Puente de San Miguel", acrescentou a chancelaria.
O Equador manté suspensas suas relações diplomáticas com a Colômbia depois do ataque, em 1º de março de 2008, do Exército colombiano contra um acampamento da guerrilha das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) em territóio equatoriano, onde moreu o número dois desse grupo, Raúl Reyes.