Agência France-Presse
postado em 09/08/2009 16:47
Vários obuses de morteiro foram lançados neste domingo da Faixa de Gaza contra Israel sem deixar feridos, indicou um porta-voz do Exército israelense.
Um dos obuses explodiu no setor do terminal de Karni, que liga o centro da Faixa de Gaza a Israel.
O disparo ocorreu quando um comboio de 91 caminhões de carga proveniente de Israel passava por esse local.
À tarde, pelo menos dois obuses explodiram próximo à passagem de Erez, quando vários doentes palestinos transportados em ambulâncias estavam prestes a entrar em Israel para serem atendidos em território israelense, acrescentou o porta-voz.
O último incidente deste tipo ocorreu no dia 16 de julho.
A Faixa de Gaza está sob o controle exclusivo do Hamas depois de um golpe desse movimento islâmico palestino contra o partido Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas em junho de 2007.
Em resposta aos foguetes lançados desse território, o Exército israelense lançou uma ofensiva contra o movimento islâmico (27 de dezembro-18 de janeiro) que teve oficialmente como objetivo pôr fim aos disparos.
Essa operação deixou mais de 1.400 mortos e 5.000 feridos entre os palestinos, em sua maioria civis, e destruiu amplas áreas desse território, que apesar de ser muito pequeno, é densamente povoado.
Segundo o Exército israelense, mais de 200 foguetes e obuses de morteiro foram lançados de Gaza em direção a Israel desde o fim da ofensiva israelense contra o Hamas.