Agência France-Presse
postado em 09/08/2009 21:23
O Canadá destinará até 15 milhões de dólares em um ano para ajudar o México e outros países americanos na luta contra o narcotráfico, anunciou neste domingo o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.
"O Canadá investirá até 15 milhões de dólares durante um ano para apoiar as iniciativas tomadas nesse terreno (da segurança) nas Américas. Uma segurança maior é fundamental para os interesses do Canadá", disse Harper na cidade mexicana de Guadalajara (oeste), segundo um comunicado do governo canadense.
O primeiro-ministro do Canadá chegou na tarde deste domingo a Guadalajara para participar da cúpula da Aliança para a Segurança e a Prosperidade na América do Norte (ASPAN), na qual também estarão presentes o presidente mexicano, Felipe Calderón, e o norte-americano, Barack Obama.
A luta contra o tráfico de drogas no México, sobretudo na fronteira com os Estados Unidos, é um dos pontos centrais da agenda da ASPAN, que também debaterá a situação econômica mundial, a gripe suína e o golpe de Estado em Honduras.
A violência ligada ao crime organizado no México deixou mais de 10.000 mortos desde o início do governo de Calderón, em dezembro de 2006, apesar de uma operação com mais de 36.000 militares em diferentes pontos do país.