Agência France-Presse
postado em 10/08/2009 13:13
QUITO - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, advertiu nesta segunda-feira (10/8) aos presentes na cúpula dos chefes de Estado sul-americanos sobre os "ventos de guerra" que sopram na região por causa da intenção da Colômbia em permitir aos Estados Unidos que usem suas bases militares.
Nesta segunda, o líder cubano Fidel Castro também mencionou a possibilidade de uma guerra na região, afirmando que o governo da Colômbia cometerá uma deslealdade se autorizar os Estados Unidos a usar suas bases militares, advertindo que esse acordo poderá desatar numa guerra com a Venezuela e uma tragédia latino-americana.
"A história não perdoará quem cometer essa deslealdade contra seus povos, nem os que utilizarem como pretexto o exercício da soberania para permitir a presença de tropas ianques", afirma Fidel em mais um artigo publicado na imprensa cubana.
O ex-presidente cubano afirma que se os Estados Unidos utilizarem as sete bases colombianas "para provocar um conflito armado entre dois povos irmãos (Colômbia e Venezuela), será uma grande tragédia".