Agência France-Presse
postado em 10/08/2009 13:25
KATMANDU - Quase 200 mulheres nepalesas se reuniram nesta segunda-feira (10/8) em Katmandu para protestar contra o plano do governo de pagar aos homens para que se casem com viúvas.
O governo anunciou mês passado que concederá um subsídio de 50 mil rúpias (quase US$ 650) aos homens que se casarem com uma viúva. Este plano faz parte de um projeto para ajudar as viúvas, que frequentemente são vítimas do ostracismo nas comunidades rurais do Nepal.
No entanto, os defensores dos direitos humanos afirmam que estes pagamentos reduziriam as viúvas a uma fonte de dinheiro, e querem que o dinheiro seja destinado a melhorar o acesso à educação e a assistência médica para as viúvas e seus filhos.
Mulheres que entoavam palavras de ordem e agitavam cartazes dizendo "não queremos doações do governo" e "Não dê um preço à sua mãe", andaram até a sede do governo para entregar uma carta de protesto.
O governo destacou, no entanto, que sua intenção era ajudar as mulheres sozinhas, um termo utilizado frequentemente para se referir às viúvas no Nepal, onde esta palavra tem sentido pejorativo.
"As mulheres sozinhas têm o direito de viver como querem. Mas a sociedade não as trata corretamente", disse o porta-voz do ministério das Finanças, Shankar Adhikari. "Elas são tratadas com desprezo, e isso é o que queremos mudar", acrescentou.