Mundo

Lixo devolvido deve chegar ao Reino Unido no fim do mês

postado em 12/08/2009 10:27
O lixo devolvido pelo Brasil na semana passada deve chegar ao Reino Unido no final de agosto, segundo a Agência de Meio Ambiente britânica. A carga é alvo de investigação por suspeita de exportação ilegal. No final de julho, três suspeitos chegaram a ser presos pela polícia de Wiltshire, região no sudoeste da Inglaterra onde supostamente estão as empresas envolvidas no caso. Após passarem por interrogatório, foram liberados sob fiança e não podem deixar o país.

O lixo começou a ser encontrado no Brasil no final de junho, armazenado em 89 contêineres distribuídos nos Portos de Santos (SP) e de Rio Grande (RS) e em uma estação alfandegária de Caxias do Sul (RS). A carga, de 1,7 mil toneladas, havia sido vendida a empresas nacionais como plástico para reciclagem. No entanto, continha material doméstico e hospitalar, o que é proibido.

As transportadoras dos contêineres concordaram em levar a carga de volta ao Reino Unido, arcando com as despesas. A Agência de Meio Ambiente ficará responsável por despachar o lixo para os locais apropriados quando chegarem ao país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação