Agência France-Presse
postado em 12/08/2009 20:13
Os membros da 'Equality California', um dos grupos mais importantes de defesa dos direitos dos homossexuais, anunciou nesta terça-feira que irá adiar até 2012 sua luta por uma emenda à Constituição que permita o casamento gay.
O grupo anunciou a publicação de um plano que recomenda adiar por três anos a tentativa de recuperar o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, anulado por uma maioria de eleitores da Califórnia em novembro de 2008.
Trata-se de "um projeto de três anos de esforços para revogar a proibição de casamento para casais do mesmo sexo, com a coordenação estadual da organização", explicou o grupo em um comunicado, acrescentando ainda que o objetivo é realizar uma campanha maior ao longo do estado.
Após este anúncio, outros grupos de direitos civis de casais do mesmo sexo sugeriram que seja realizado outro referendo sobre o assunto, em 2010, um prazo que não é considerado por especialistas como suficiente para recolher todo o apoio necessário.
Em maio, o Supremo Tribunal da Califórnia confirmou a validade de um referendo sobre a ilegalidade do casamento homossexual, mas determinou que os 18.000 casamentos realizados antes da votação permanecessem juridicamente válidos.
A consulta foi aprovada em novembro por mais de 52% dos eleitores, definindo que o casamento é uma união exclusivamente entre um homem e uma mulher.